Post | Sanctuary
top of page
  • Join our Discord!
  • Join our Kickstarter!

Economia: parte 2

No devlog anterior falei sobre que tipo de modelo econômico nós escolhemos e nossos recursos. (Economia parte 1)

O processo de construção

Agora que conhecemos nossos recursos, vamos dar uma olhada em como eles interagem entre si. O custo da unidade é definido em um template como esse:


economy = {

buildTime = 240,

cost = {

alloys = 60,

plasma = 600,

},

}


A partir desse exemplo, fica claro a quantidade de plasma e ligas necessárias para terminar a unidade, mas o tempo de construção por si só não te ajudará muito. Ele mostra apenas quantos segundos leva para construir essa unidade usando 1de poder de construção.

E os recursos necessários por segundo?

recursosPorSegundo = CustoEmRecursos / (tempoDeConstrução / poderDeConstrução)

Ligas:

0.25 = 60 / (240 / 1)

plasma:

2.5 = 600 / (240 / 1)

Mais um exemplo com o custo de uma fábrica T1 e o poder de construção de um engenheiro T1:

-- Custo de construção da fábrica

economy = {

buildTime = 150,

cost = {

alloys = 150,

energy = 1500,

},

},

-- Opções de construção do engenheiro

construction = {

buildPower = 5,

canBuild = "Tags.EDA * Tags.BUILDABLE_BY_T1_ENGINEER",

range = 5,

},


O engenheiro construirá a fábrica em 30 segundos (150 tempoConstrução/5 poderConstrução).

Consome:

5 alloys/second = (150 / (150 / 5))

50 plasma/second = (1500 / (150 / 5))


Gameplay

Uma das partes mais importantes do jogo é gerenciar e desenvolver sua economia. Inicia-se com uma unidade comandante que fornece uma pequena produção de recursos e um pouco de armazenamento. -Conseguir mais plasma é fácil, já que você consegue colocar geradores de plasma em qualquer lugar.

-Para conseguir mais ligas, é necessário capturar jazidas de ligas ao redor do mapa. -Para aumentar seu poder de construção, é possível construir estações de engenharia, engenheiros móveis e fábricas. A parte difícil é conseguir um balanço entre todos esses fatores. Construa muitos geradores de plasma sem assegurar o suficiente em ligas e você acabará desperdiçando o plasma produzido. O mesmo pode acontecer de outra forma: capturar muito do mapa e muitas jazidas de liga, e acabar por não construir o suficiente em geradores de plasma. Ter muito de um único recurso é o problema mais comum que os jogadores irão encontrar. Enquanto equilibra os outros 2 recursos, ainda é necessário gerenciar o terceiro. Construa muitas fábricas sem gerar recursos o suficiente e você acabará estagnando, e tudo acabará levando mais tempo para ser construído. Construa poucas e você desperdiçará recursos, porque não consegue usá-los rápido o suficiente. O próximo passo para esse quebra cabeça são os upgrades. Temos 3 níveis de tecnologia e tecnologias maiores contém unidades mais variadas e poderosas, mas que também custam são muitos mais caras. Claro, não há apenas unidades móveis em tecnologias mais altas, com as estruturas similarmente passando pela mesma evolução, juntamente com estruturas econômicas. Com isso, as jazidas de ligas podem passar por upgrades para tecnologias maiores. Isso os fará produzir mais. Geradores de plasma não tem a opção de upgrade, mas é possível construir novos geradores de níveis maiores. Outro modo de impulsionar sua economia é reusar unidades perdidas. Todas as unidades que morrem deixam destroços. Pode-se conseguir um pouco de ligas dos mesmos. Também é possível ganhar alguns recursos de árvores, pedras e outras coisas. Mas todos são esgotáveis, e após absorvê-los, eles desaparecerão. Não são infinitos como as jazidas de ligas ou os os geradores de plasma.


Adjacência

Adjacência é um bônus quando duas construções estão próximas uma da outra. Para o bônus ser aplicado, um dos lados dos prédios precisam estar completamente conectados. A ideia por trás disso é ter uma razão para colocar estruturas próximas umas das outras, fazendo-as parecer mais com uma base planejada, ao invés de estruturas espalhadas por todo o local. Os bônus que planejamos são: Redução nos custos de construção;



Jazidas de ligas e geradores de plasma que são colocados próximos a fábricas irão reduzir o custo de produção da mesma.


Redução no custo de manutenção;



Geradores de plasma colocados próximos a geradores de escudo, radares, etc... irão reduzir o custo de manter essas estruturas operacionais.

Aumento de armazenamento;



Estoques de recursos que são colocados próximos uns dos outros fornecerão um bônus maior de armazenagem.

No geral:

- Estruturas que consomem certo recurso terão um desconto se uma estrutura que produz tal recursos é colocado próximo da mesma. De quanto é esse bônus? Os valores exatos ainda não foram definidos, já que requerem muitos testes. Os bônus são uma % para cada prédio adjacente. Prédios de níveis mais altos dão mais bônus de % do que prédios de níveis inferiores.

9 views0 comments
bottom of page