Post | Sanctuary
top of page
  • Join our Discord!
  • Join our Kickstarter!

Economia: parte um

Não temam, pois eu, Speed, estou aqui! Olá a todos, eu sou Speed2 e meu domínio é a gameplay do Sanctuary (que ainda é um trabalho em equipe). Aos poucos, estarei introduzindo vocês para as partes menos técnicas do jogo.

Para o primeiro tópico, vamos falar do nosso lorde e salvador, a economia. Escolhemos um modelo de economia de fluxo/economia de streaming, qualquer que seja o modo que queira chamar. O princípio é: você está ganhando e gastando gastando uma porção dos recursos a cada tick (para o nosso jogo, temos 10 ticks por segundo), então os recursos estão sendo armazenados e gastos a todo momento. So for the first topic, let's talk about our lord and savior the economy. For Sanctuary we've picked the flow economy/streaming economy or however you want to call it. The principle is: you are getting a portion of the resources and spending the resources each tick (for our game there are 10 ticks per second), so the resources are flowing in and out continuously.



Alguns Exemplos:

  • Um gerador de plasma que gera 10 plasma/ segundo vai adicionar 1 de plasma ao seu estoque a cada tick.

  • Um radar que requer 20 plasma/ segundo paa operar vai usar 2 de plasma do seu estoque a cada tick.

  • Uma unidade que custa 10 ligas e toma 2 segundos para construir irá usar 0.5 ligas a cada tick.



Em contraste com outros modelos, onde você ganha os recursos em porções (unidade vai até o ponto de recursos, pega alguma coisa, volta para a base e após descarregar você ganha uma certa quantidade) e os gasta da mesma maneira. Você compra algumas unidades e todo o custo é imediatamente deduzido. Geralmente, essas unidades levam algum tempo para serem feitas, mas não irão mais interferir na economia. Outra coisa a notar é que se os recursos para pagar pelo custo da unidade não estão disponíveis, geralmente você não pode comprá-la e terá que esperar até que tenha o bastante. Também temos algumas soluções híbridas. Algumas da qual me recordo:

  • C&C3 tinha coletores que coletavam Tiberium no campo e então retornavam à refinaria, onde descarregavam o Tiberium e você ganharia dinheiro por isso. O processo de descarga demorava um pouco, e enquanto acontecia, o jogador ganharia recursos. Unidades eram produzidas da mesma maneira. Uma certa unidade levava algum tempo para construir e usava dinheiro continuamente. Então, nesse jogo, você poderia enfileirar mais unidades do que você teria dinheiro para custear, fazendo com que unidades fossem construídas lentamente, caso ficasse sem dinheiro. O problema era que você nunca sabia o quanto estava realmente ganhando. Já que os coletores demoravam um pouco para extrair o Tiberium, eles também só podiam descarregar na refinaria um de cada vez. Se, por acaso, 3 deles retornassem ao mesmo tempo, 2 teriam que aguardar.



Porque escolhemos essa abordagem? A economia de fluxo representa melhor como as coisas são construídas na vida real. Inicia-se a construção, e recursos serão adicionados à medida que a construção progride. Se te falta um material essencial, você geralmente não consegue progredir (no nosso caso, tanto ligas quanto plasma). Ao mesmo tempo, quanto mais construtores você tem, mais rápido poderá construir. Se necessário, pode pausar a construção e realocar todos os seus recursos e construtores para um projeto diferente. Isso oferece um excelente controle sobre a produção de unidades. Outra coisa possível na economia de fluxo é colocar uma quantidade infinita de unidades na fila de construção. Poder planejar grandes porções da sua base e unidades com antecedência. Designar ordens para seus construtores pelos próximos cinco minutos e se focar na batalha ou outras tarefas. Colocar uma fábrica para produzir infinitos tanques. Não é necessário clicar em cada tanque que você deseja construir, apenas ordene uma fábrica à produzi-los e você os terá.

Tudo isso contribui para o objetivo que queremos alcançar: focar na estratégia para ganhar o jogo, ao invés de ficar de babá de tudo na sua base e precisar clicar velozmente para fazer as coisas da maneira mais eficiente.

Então, quais os recursos que você precisará no Sanctuary? São 2 recursos (3, na realidade...)

1. Ligas

  • Ligas são o recursos mais raro no jogo. Por raro, quero dizer que há alguns pontos espalhados no mapa, onde é possível colocar uma estrutura que produzirá ligas. Sua produção é menor que a de Plasma, mais ou menos 10 vezes menor.

2. Plasma

  • Plasma é gerado nos geradores de plasma. A diferença para as ligas é que você pode colocar seus geradores de plasma em qualquer lugar do mapa.

(3. Poder de construção)

  • O poder de construção não é exatamente um recursos que você extrai como os outros dois, mas você vai precisar dele para construir qualquer coisa. Todas as unidades construtoras possuem poder de construção. Quanto mais elas tem, mais rápido constroem.

A maior parte das unidades requer os dois recursos para serem feitas. Algumas coisas podem precisar apenas um recursos para operar, como radares e escudos. Cada recurso tem seu próprio armazém. A unidade de comando fornece um pequeno estoque inicial, e, se desejar expandi-lo, terá que construir armazéns. Os armazéns ajudam a controlar o ganho e o gasto, já que não é possível gastar exatamente a mesma quantidade de recursos produzida. Eles também permitem gastar rapidamente grandes quantidades de recursos em um único projeto. Se você tem recursos armazenados e um monte de poder de construção, é possível produzir prédios e unidades muito mais rapidamente. Isso é tudo para essa parte, na próxima eu irei escrever sobre o processo de construção e a jogabilidade com a nossa economia.

14 views0 comments
bottom of page